domingo, 28 de outubro de 2007

Proximamente...

4 comentários:

Anónimo disse...

olà a todos...
há dua semanas atrás,veio na nossa facultade o professor Martines,que falou sobre o Fernando Pessoa e a sua imensa obra poética com todos os seus heterónimos.O professor Martines tentou ir connosco à descoberta do porquê deste enorme fingimento de Pessoa...
Acho que a conferência foi muito clara e interessante,porque falava sobre um tema que nos interessa muito,e porque o F.Pessoa faz parte do nosso programa para o exame.
Uma das coisas que eu desconhecia e que foi também a mais interessante foi a da origem do nome da cidade de Lisboa.
Eu não sabia que este nome deriva do nome do Ulisse que representa o mito por exelencia;isto é para dizer que a realidade é baseada sobre o NADA,sobre uma coisa qua não existe,que não é.E' como dizer que Lisboa é uma cidade qua não é...
Para mim esta informação foi a mais interessante porque explica a ideia da realidade e da "sinceridade" de Pessoa que estão num débil equilibrio entre o tudo e o nada...
laura;)

Anónimo disse...

olà rapazes
No dia 5 de novembro estivemos numa confêrencia sobre o mais curioso e intrigante poeta português,Pessoa;dada pelo professor Enrico Martines na nossa facultade.Foi muito bonito e interessante ouvi-lo porque nós já tinhamos conhecimento mas para mim,que gosto muito deste grande personagem,foi também divertido porque o discurso sobre a eteronimia deixou-me muito curiosa.Naturalmente o professor Martinez falou antes da vida de Pessoa,dos seus primeiros artigos e depois analizou os vários eterónimos do poeta,falando antes do maestro Alberto Caeiro ,da sua personalidade e o prof.Martinez disse-nós que Pessoa não escolheu os nomes dos seus eterónimos com casualidade,mas que cada nome tem dentro de si mesmo un significado e já o mesmo sobrenome de Pessoa,representa o desabamento da identidade,e ele muda também a grafía desde Pessoa com acento circonflexo a Pessoa sem acento.Da frase "Eu sou todos os otros" não pode não falar da crise identitaria,tema central,e aqui o prof.disse que a eterónimia poderia ser para o poeta uma denuncia,expressão do seu malestar interior ou uma terapia para si mesmo!Falou-se do progeito eteronimico em termos de "Alibi do Infinito"que quer dizer que Pessoa através de Caeiro,Reis,Campos quer demostrar que ele está em diferentes lugares ao mesmo tempo,ele esconde-se nestas personalidades ficticias porque quer defender a sua mesma personalidade.Acho que isto é um tema muito interessante porque é provavel que quase todas as pessoas muitas vezes vivam o desdobramento e vivam alguns momentos da vida como uma pessoa totalmente diferente de si,naturalmente isto não quer ser uma comparação com o maestro Pessoa ,ele que tinha capacidade de escrever,pensar,falar,viver em mais de seis maneiras diferentes,coisa que não poderá fazer mais ninguém numa maneira assim perfeita,detalhada e que chama a atenção de todos,amantes ou não de literatura.
Gerarda

20 de Novembro de 2007 7:05

Anónimo disse...

Olà a todos
a conferência do professor Martines sobre F.Pessoa foi muito interessante sobretudo porque ele explicou com bastante simplicidade e coêrencia...para nós não foi difícil seguir o seu discurso porque tratava-se dum argumento que é objecto do nosso curso de literatura, mas ele enriqueceu-nos também de notícias que nós desconheciamos. entre elas, a que chamou mais a nossa atenção foi aquela que se refere à sinceridade; Pessoa não acreditava na sinceridade diária mas na sinceridade literaria que põe o problema de conseguir comunicar as sensações verdadeiras. o ponto mais simpático desta conferência foi aquela em que o heteronimo Álvaro de Campos escreve uma carta à namorada de Pessoa em que diz para ela o deixar porque não é a pessoa certa para ela. e é mesmo aqui que o poeta se perde no seu labirinto heteronimico...afinal, achámos que a conferência foi super, mas entrar na mentalidade pessoana não é nada facil!!!
Pamela & Chiara

Anónimo disse...

A faculdade de língua acolheu com grande honra, no dia 6 de Novembro, o professor Enrico Martines, que apresentou a confêrencia intitulada "Fernando Pessoa e la galassia eteronimica: disperdere per contenere?".
Um homem simples,bastante jovem e muito inteligente o professor Martines falou durante 2 horas sobre a vida e as obras do grande escritor português Fernando Pessoa, e logo captou a atenção dos estudantes.
Martines mostrou o seu conhecimento porque pôs
a atenção sobretudo na vida do escritor português que, como explicou Martines, representava o elemento principal para compreender as obras dele.
Parecia que o professor falasse dum seu amigo ou duma pessoa conhecida, e é provável que seja assim porque ele conhecia muitas notícia ligadas também à infáncia de Fernando Pessoa!
A confêrencia foi interessante sobretudo para os estudantes do segundo e terceiro ano porque as obras de Fernando Pessoa são objecto do exame; o professor Martines acrescentou ao nosso conhecimento sobre a mais importante característica de Fernando Pessoa, a respeito da "heterónimo". Não foi uma novidade ouvir aquela palavra porque o nosso professor G. de Marchis já tinha introduzido o assunto nas aulas passadas.
Nós os estudantes ficámos contentes com a vinda do professor Martines porque ele explicou e aprofundou sobretudo um assunto complexo sobre Fernando Pessoa, os "heterónimos".